Tudo o que você precisa saber sobre o ensaio de limpador de para-brisa

À medida que adquirimos um veículo, deduzimos que todo seu processo de fabricação ocorreu de forma responsável, priorizando a qualidade e a segurança ao longo da produção. E o limpador de para-brisa representa um item fundamental na estrutura de segurança de um automóvel, sendo inclusive uma exigência da legislação.
Em meio a um trânsito cada vez mais intenso, a adoção de uma conduta prudente é fundamental diante do volante. E sob chuva, reforça-se a importância de conduzir o veículo com parcimônia, prezando pelo bem-estar de todos os usuários das vias públicas.
Neste contexto, o limpador de para-brisa é frequentemente acionado, proporcionando maior visibilidade ao passo que elimina o excesso de água presente no vidro. Para atestar seu bom funcionamento, porém, o acessório deve ser submetido a um ensaio, que inclusive contribui com a homologação do veículo.
Qual a história do limpador de para-brisa?
Embora o item seja associado a carros, vans, ônibus e caminhões, identificou-se a necessidade de idealizar um limpador de para-brisa em um bonde. A estadunidense Mary Anderson notou que a neve estava comprometendo a visibilidade do condutor deste meio de transporte, desenvolvendo uma lâmina de borracha anexada a um braço metálico, que, com o suporte de uma haste, se movimentava.
Conforme o Brasil importava veículos de países estrangeiros, os consumidores já se deparavam com o acessório, se habituando a utilizá-lo principalmente sob outra circunstância: as chuvas.
O risco de dirigir com baixa visibilidade é grande?
Sim. De acordo com o The Market, o Brasil é o segundo pior país do mundo para dirigir, reflexo de ruas estreitas, pouco pavimentadas, excesso de velocidade de condutores e sinalização inadequada.
Reforçando esse cenário, o Senado Notícias relatou que a baixa visibilidade no trânsito provoca 40 mil mortes anuais, indicando a urgência de providências para reduzir esse índice. Neste cenário, a utilização correta do limpador de para-brisa promove maior nitidez no campo de visão dos motoristas, inibindo desastres e preservando vidas.
Quais veículos devem passar por ensaios de limpador de para-brisa?
-
- Carros: Os carros convencionais dependem dos limpadores de para-brisa para oferecem visibilidade aos condutores, de maneira que, após o início de chuva, seja possível trafegar sem empecilhos. Portanto, seus fabricantes devem atender a legislação e submetê-los a ensaios, os quais certificarão seu bom desempenho.
- Carros Elétricos: Da mesma forma que os carros convencionais, o limpador de para-brisa desempenha uma função indispensável nos carros elétricos. Afinal, o fato de dispor de um motor elétrico não impacta em nada o campo de visão dos motoristas, revelando a importância de que os testes de eficácia no item estejam em dia.
- Buggies: Destinados geralmente a ambientes mais recreativos, os limpadores de para-brisa também são essenciais no veículo. Seja em praias, corridas ou matas, o condutor pode enfrentar dificuldade ao dirigir um buggy embaixo de chuva, fortalecendo o papel exercido pelo equipamento, que, por sua vez, tem sua eficácia atestada através de ensaios.
Qual empresa pode me auxiliar no ensaio de limpador de para-brisa?
Seja você fabricante de carros convencionais, carros elétricos ou buggies, a OBAC oferecerá as melhores soluções que você encontrará no mercado de ensaios. Dispomos de ampla experiência na realização de ensaios de limpador de para-brisa, que são proeminentes no sistema de segurança de um veículo e resguardam a nossa integridade física.
Contamos com um laboratório altamente tecnológico para checar a eficácia do equipamento, o que garantirá seu bom funcionamento. É válido ressaltar que, no país, conduzir um veículo sob chuva sem ativar o limpador de para-brisa gera uma multa de R$195,23, evidenciando a importância de que o acessório cumpra sua função quando for acionado.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!