Ensaios de bateria para motos elétricas: Tudo que você precisa saber sobre esse processo

A aquisição de uma moto elétrica tornou-se uma tendência no Brasil, ilustrando todos os benefícios que o veículo proporciona à qualidade de vida dos indivíduos. É inegável que vivenciamos um período em que a responsabilidade financeira tem norteado as decisões de compra das pessoas, e, neste sentido, muito se tem refletido antes de adquirir um veículo – que demanda um elevado investimento inicial e gastos fixos mensalmente.
A segurança, inclusive, exerce um papel fundamental em meio ao processo de escolha de um veículo, reforçando a necessidade de que, após sua projeção, todos os ensaios veiculares tenham sido realizados. Tratando-se de motos elétricas, as baterias são responsáveis pelo seu funcionamento, uma vez que seu proprietário não precisará abastecê-las em postos de combustível.
Por isso, elas devem ser submetidas a um criterioso processo de ensaios, envolvendo uma burocracia da qual o importador geralmente desconhece, e é crucial no decorrer da homologação. Deste modo, o consumidor final trafegará em uma motocicleta segura, alinhada às exigências dos órgãos reguladores, e de fácil condução.
Quanto tempo dura a bateria de uma moto elétrica?
O tempo médio de vida útil da bateria elétrica é 4 anos. Apesar disso, sua conservação depende da frequência que a moto elétrica é utilizada, ou seja, é natural que, caso um entregador de aplicativo – que circula cerca de 12 horas diárias – adquira esse modelo, a durabilidade não seja a mesma de alguém que utiliza a motocicleta somente para ir e voltar do trabalho.
O modelo da bateria, porém, também costuma influenciar na sua longevidade, e há fabricantes que a calculam com base em ciclos de recarga – de 2 mil a 3 mil. Por isso, é recomendável que se informe a respeito do tipo de bateria que sua scooter dispõe, para que, assim, faça uma compra consciente.
A homologação depende do ensaio R136 de bateria elétrica?
Sim. Embora uma moto elétrica homologada represente a garantia de que seu condutor desfrutará de segurança veicular em meio aos trajetos diários, há registros de casos que, devido à falta dos testes veiculares, algumas motos não concluíram a homologação e, por isso, não apresentam placas, o que é passível de multa – e perda de 7 pontos na carteira.
Levando em consideração que as motos elétricas despertam cada vez mais o interesse de um público que preza pela liberdade e economia, os importadores devem redobrar as atenções a este processo. Assim, diante da chegada dos modelos ao país, jamais negligencie o ensaio de bateria elétrica, responsável por atestar sua eficácia e proporcionar experiências positivas ao seu dono.
Onde eu realizo o ensaio de bateria das motos elétricas?
Não é novidade que, durante os percursos, os motociclistas estão sujeitos a se envolverem em acidentes, mesmo que as motos elétricas atinjam em média 60km/h – um índice consideravelmente inferior às motocicletas tradicionais. Diante desta realidade, a contratação de uma empresa que seja referência em ensaios veiculares torna-se prioritária.
Portanto, ao importar motos elétricas, não pense duas vezes e entre em contato com a OBAC. Contando com profissionais capacitados que, através de um laboratório tecnológico, prestam uma assessoria personalizada ao cliente, averiguamos todos os dispositivos de segurança do veículo, identificando possíveis defeitos, apontando a necessidade de substituição, e, assim, possibilitando os emplacamentos dos modelos na sequência.
Quais os principais benefícios ao adquirir uma moto elétrica com a bateria testada?
À medida que um veículo é adquirido, seu atual proprietário almeja que suas expectativas sejam atendidas. E, tratando-se de motos elétricas, observamos um mercado em ascensão, que reflete a satisfação de milhares de clientes ao redor do Brasil.
Somente em 2022, o crescimento nas vendas desses modelos atingiu 346%, representando um público cativado por preços acessíveis – é possível adquirir uma moto elétrica por a partir de R$19.290 –, baixa manutenção, economia com combustíveis, fácil carregamento, isenção de IPVA em alguns estados, condução descomplicada e circulação sem barulho.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!