Ensaio de faixas refletivas: Qual a importância para fabricantes de veículos?

No trânsito, estamos cientes de que todo cuidado é pouco. Afinal, há um veículo a cada quatro habitantes no país, revelando a adesão da sociedade por esse meio de locomoção tanto para fins profissionais quanto para lazer.
Ainda assim, observamos motoristas que menosprezam os riscos relacionados a uma condução imprudente, o que compromete o bem-estar dos usuários das vias públicas. Tratando-se de veículos de grande porte, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que caminhões, vans e ônibus dispõem de uma estrutura mais robusta, limitando sua agilidade, dificultando as manobras e oferecendo um maior risco aos cidadãos em eventuais acidentes.
Neste sentido, o Senatran definiu que as faixas refletivas são elementos obrigatórios nestes automóveis, trazendo mais segurança aos condutores, passageiros e pedestres. Porém, muitos indivíduos ainda desconhecem a função do item e a necessidade de que seja submetido a ensaios veiculares, para que sua eficácia seja atestada.
O que são faixas refletivas?
A faixa refletiva consiste em um acessório indispensável na sinalização do trânsito, de forma que, em caso de neblina, chuva e visibilidade reduzida, o automóvel seja avistado mesmo em meio a condições adversas. Composta por microprismas refletivos, devem ser aplicadas tanto na traseira quanto na lateral dos veículos pesados, possibilitando que os demais motoristas identifiquem a presença do automóvel sem dificuldades.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, um a cada quatro acidentes registrados nas estradas federais em 2023 envolveram veículos pesados de transporte de cargas. O índice enfatiza o perigo que conduzir um caminhão de maneira irresponsável apresenta, deixando claro que as faixas refletivas não podem ser negligenciadas.
Trafegar em um ônibus ou caminhão sem faixa refletiva é passível de multa?
Sim. Desprezar a obrigatoriedade deste acessório ao conduzir um veículo cujo peso é superior a 4.536km caracteriza uma infração de trânsito grave, demandando o pagamento de uma multa no valor de R$195,23.
Por isso, recomendamos que não transgrida a Legislação de Trânsito e aja com sensatez diante do volante, o que preservará 5 pontos da sua carteira de habilitação e reafirmará seu compromisso com o bem comum.
Para que servem os ensaios de faixa refletiva?
Em meio à homologação de um ônibus, caminhão ou van, o fabricante deverá se atentar a algumas exigências dos órgãos reguladores, a fim de obter a documentação necessária para registrar e emplacar os modelos. E uma etapa que deve ser priorizada é o Ensaio de Faixa Refletiva.
O processo consiste em submeter o item a um teste de eficácia, garantindo que cumpre o papel que lhe foi designado, e assim, avalizando a continuidade dos próximos ensaios veiculares. Abaixo, anote as dicas para instalar as faixas refletivas de maneira adequada:
-
- Higienize a superfície onde a faixa será posicionada
- Retire 3cm da película protetora e aplique a faixa
- Fixe a faixa com o auxílio de uma espátula
- Quando necessário, limpe a faixa somente com água e detergente
Qual empresa pode realizar o ensaio de faixa refletiva?
A OBAC representa a melhor alternativa ao fabricante quando o Ensaio de Faixa Refletiva se faz necessário. Dispondo de um laboratório sofisticado e comprometido a proporcionar uma experiência única ao cliente, conduzimos uma inspeção criteriosa e focada em resultados detalhistas.
Deste modo, você se certificará de que a faixa refletiva é compatível com as determinações da lei, possibilitando que o consumidor se locomova com segurança mesmo durante trajetos em que a visibilidade é limitada.
Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!