Como realizar os ensaios veiculares em reboques do jeito certo

31/01/2024

Os reboques são veículos altamente funcionais avistados com frequência nas vias públicas. Embora a tecnologia explorada na indústria automotiva tenha resultado no desenvolvimento de veículos inovadores, os reboques se consolidaram como uma alternativa tradicional e viável financeiramente para o transporte de cargas.

Também conhecidos popularmente como carretinhas, sua presença no trânsito é expressiva, e segundo o IBGE, há 1.993.536 reboques espalhados pelo território nacional. O cenário em questão revela a importância da segurança durante o processo de fabricação deste veículo, já que se tornou cada vez mais comum nos depararmos com ele nas vias públicas.  

Desta maneira, a legislação determinou a realização de ensaios de homologação veicular nos reboques, cujo objetivo é inspecionar seus dispositivos de segurança passiva e ativa. Com isso, seu futuro proprietário desfrutará de um veículo em conformidade com os padrões de excelência, e poderá registrá-lo sem qualquer transtorno.

Quais ensaios nos reboques são exigidos pelos órgãos reguladores?

É natural que um fabricante de reboques se questione em relação as demandas burocráticas que antecedem a legalização dos modelos. E nem poderia ser diferente, afinal, as etapas que compreendem a homologação de um veículo não são de simples compreensão, e podem durar 7 meses até sua conclusão.

Porém, a legislação das carretinhas exibe maior flexibilidade, e até pelo veículo não dispor de um motor, são determinados somente dois testes veiculares para certificar sua segurança: Ensaio de Freio e Ensaio de Dispositivos de Iluminação. Em 2023, foram comercializados 7.851 implementos rodoviários pesados no Brasil, representando os melhores números do setor desde 2009, e alavancando a demanda pelos ensaios.

Neste sentido, é importante que seu condutor e passageiro trafegue de acordo com as diretrizes estabelecidas pela legislação de trânsito, que visa resguardar seu bem-estar durante as viagens.

Qual o passo a passo para a realização dos Ensaios de Freio e de Dispositivos de Iluminação?

O reboque é um veículo que, apesar de depender de um automotor para locomover-se, se destaca pela independência e eficiência no transporte de cargas médias. E embora sua projeção esteja condicionada a processos menos complexos que um automóvel, a legislação estabelece como obrigatória a realização dos ensaios veiculares.

Portanto, o fabricante de carretinha deve concentrar as atenções em todos os estágios homologatórios, que se iniciam pela emissão do CCT (Certificado de Capacitação Técnico operacional) e, posteriormente, exigem o teste de freio e de dispositivos de iluminação. O primeiro se responsabiliza pela averiguação de eficácia do equipamento, que desempenha um papel preponderante no controle de velocidade no trânsito.

O segundo procedimento, contudo, tem por objetivo atestar o funcionamento adequado dos faróis e lanternas do reboque, os quais proporcionarão visibilidade nas viagens. Desta maneira, a homologação para fabricante de reboque será finalizada, viabilizando a emissão do CAT (Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito) e o emplacamento dos modelos.

Qual tipo de carga o reboque pode transportar?

    • Malas
    • Motocicletas
    • Jetskis
    • Barcos
    • Maquinários
    • Materiais de Construção

Qual empresa se encarrega dos ensaios veiculares do reboque?

A OBAC é sinônimo de excelência no que diz respeito à realização dos ensaios de homologação veicular, comprometendo-se a oferecer um serviço personalizado, que atenderá todas as suas expectativas. Por isso, caso atue no mercado de fabricação de carretinhas, recomendamos que procure nossa assessoria o quanto antes.

Deste modo, todas as etapas da homologação serão conduzidas com agilidade, e garantiremos que seus ensaios veiculares identifiquem a real eficácia dos dispositivos de segurança, indicando ou não a necessidade da sua substituição. Assim, você empreenderá de forma lícita, e acumulará clientes em um setor que se tornou tendência.

Clique aqui para solicitar contato com nossos especialistas, que prontamente te ajudarão!