Como é realizado o ensaio de ancoragem de cinto de segurança?

Para que um modelo seja homologado, é necessários alguns testes, mais conhecidos como ensaios, sendo eles obrigatórios para que o protótipo consiga ser validado e estar dentro das normas estabelecidas pelos órgãos competentes.
O que são ensaios?
Os ensaios são testes e análises de um determinado modelo para atestar que mesmo após as alterações, o veículo ainda respeita as normas do DETRAN e CONTRAN.
Estas normas possuem o objetivo de melhorar a segurança passiva e ativa do usuário, qualidade do produto, proteção ambiental e o processo de produção.
Como é feito esse ensaio?
Todos os modelos devem ser verificados e testados pelo INMETRO para poder acontecer o ensaio.
A empresa que deseja realizar esse ensaio deve apresentar os desenhos do projeto e os equipamentos em condições mediante as normas.
Após validação do INMETRO, os modelos são enviados ao laboratório acreditado pelo INMETRO, como a OBAC.
Caso ocorra uma batida, o seu carro deve possuir atenuantes que ajudam a liberar a quantidade de energia cinética que gerou na batida.
No entanto, essa energia deve ser dissipada o mais devagar possível.
Desse modo, os cintos de segurança possuem pré-tensionadores e limitadores de força, ambos realizam a força de contrair os cintos de segurança após a batida, porém antes do choque, o airbag é acionado.
Parte da energia seria absorvida pelo cinto de segurança, não só isso, como também os limitadores de força diminuem a força dos cintos de segurança, diminuindo mais a velocidade de seu corpo.
Somada à ação do airbag, que diminui ainda mais o movimento do seu corpo indo pra frente, logo, os sistemas de segurança funcionaram corretamente em prol da segurança do usuário.